Todos os anos trazem inúmeras novidades. As inaugurações de museus se destacam entre elas. O ano de 2019 está repleto de novas atrações neste setor, uma vez que muitos prédios e exposições deverão abrir suas portas ao público.

Museu Bauhaus, Dessau, Alemanha

A Bauhaus foi uma famosa escola de arte e design criada na Alemanha há 100 anos. Uma de suas unidades, na cidade de Dessau, comemora o centenário de sua fundação em 2019. No dia 8 de setembro, a inauguração do Museu Bauhaus exibirá a coleção da Fundação de Dessau, em um espaço de 6.400 metros quadrados. O projeto, descrito como um “prédio dentro de um prédio”, ficará localizado no parque da cidade, no centro. Seu espaço expositivo contará com itens feitos pela escola, combinados e relacionados a uma variedade de obras contemporâneas.

Museu da Estátua da Liberdade, Nova York, EUA

Com abertura prevista para maio, o Museu da Estátua da Liberdade, de 7.924 metros quadrados, terá a tocha original do monumento — atrás de paredes de vidro de 6 metros de altura — e uma visão clara da Lady Liberty, a estátua representativa do estado. O museu, que custou cerca de US$ 100 milhões, vai abrigar exposições interativas e galerias, além de oferecer ao público uma experiência de teatro imersiva. Construído com o mesmo granito, bronze e cobre usados no pedestal da estátua, obra do arquiteto Richard Morris Hunt, do século XIX, o local terá no telhado uma plantação de gramíneas nativas, a fim de criar um habitat natural para aves locais e migratórias.

Museu da Academia de Cinema, Los Angeles, EUA

A data de abertura ainda não foi anunciada, mas a previsão é de que o Museu da Academia de Cinema seja inaugurado neste ano com a missão de explorar a arte e a ciência do fazer e da indústria cinematográficos. O museu e centro de cinema de 91.440 metros quadrados contará com galerias, salas de exibição, cinemas, áreas educacionais e espaços para eventos de luxo. Exposições permanentes e temporárias vão oferecer conhecimento sobre o processo criativo do cinema. Uma mostra de longa duração, intitulada “O lugar em que os sonhos são feitos: uma jornada dentro dos filmes”, ocupará dois andares e terá objetos-chave da coleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, além de uma variedade de projeções de tela múltipla e apresentação de filmes.

Museu do American Arts & Crafts Movement, São Petersburgo (Flórida), EUA

Com previsão de abrir no verão norte-americano de 2019, ou seja, até setembro deste ano, esse museu financiado pelo setor privado apresentará a produção artística do final do século 19 e início do século 20, com base na coleção do empresário e colecionador Rudy Ciccarello. As peças em exibição serão basicamente trabalhos em metal, iluminação, cerâmica, azulejos, mobiliário e fotografia, além de objetos decorativos. Com cinco andares, 38.709 mil metros quadrados e custo de US$ 90 milhões, o edifício será feito de granito da América do Sul e detalhes em bronze. No interior, terá um átrio, uma escadaria circular e 12.192 metros quadrados de galeria, além de um auditório com 100 lugares, biblioteca, centro de educação infantil, restaurante, café, loja de varejo, estúdio de artes gráficas e espaço de eventos.

Museu Nacional do Catar, Doha, Catar

Com inauguração marcada para 28 de março, esse centro cultural vai propor a união entre o passado, o presente e o futuro do país, com foco na história, patrimônio e cultura do Catar. Projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, a propriedade teve como inspiração uma rosa do deserto. O prédio contará com um auditório de 220 lugares, dois pontos de venda, dois restaurantes e um café, uma praça de alimentação com foco na culinária local, um centro de pesquisa e laboratórios, além de um parque com plantas nativas. Os visitantes poderão admirar exposições que combinem objetivos históricos e elementos contemporâneos, com paredes inteiras que se transformam em telas de cinema, além de dispositivos móveis portáteis que servirão de guia ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.