A escolha correta das cores dá vida, energia e personalidade ao ambiente. Porém, na hora de planejar a decoração, sempre surge a dúvida de como combinar diferentes tons sem deixar o espaço poluído ou sem graça.

Para que todo o ambiente fique em harmonia é preciso haver equilíbrio entre as cores das paredes, dos móveis e dos objetos de decoração. Comece pela escolha da cor da parede, que é a base de tudo.

O poder das cores na decoração

O tamanho do cômodo também deve ser levado em conta. Tons fortes e vibrantes, como vermelho e roxo, não ficam bem em espaços pequenos, pois dão a sensação de achatamento. Nesse caso, prefira cores neutras, como ocre, bege e branco.

 

Tom sobre tom

Para não errar, uma dica é apostar no efeito tom sobre tom. As cores análogas têm a mesma base e resultam em combinações suaves. O violeta e o violeta-azul, por exemplo, são cores que pertencem à mesma família. O vermelho e o roxo são cores análogas ao rosa.

Esse tipo de composição, porém, exige atenção para não ficar monótona. Se não quiser ficar preso à mesma paleta, você pode acrescentar outras cores em detalhes da decoração, como almofada ou pequenos objetos de decoração.

O poder das cores na decoração

Combinações perfeitas

Quem gosta de ambientes mais alegres e modernos pode apostar na composição de cores opostas, como o azul e o laranja ou o roxo e o amarelo. Combinadas, essas cores produzem um efeito visual bem agradável.

O poder das cores na decoração

Para quem ainda tem dúvidas, preparamos algumas dicas de composições:

– Vibrante e quente, o amarelo combina com o vermelho, o verde e o laranja. Para dar uma equilibrada, ele pode ser associado ao azul, que transmite tranquilidade, e ao preto ou branco.

O poder das cores na decoração

– O roxo transmite elegância, energia e funciona bem com várias cores. Porém, deve-se evitar usá-lo com tons escuros para não deixar o ambiente pesado. Ele pode ser combinado com lilás, azul, rosa, cinza ou bege.

– Facilmente combinado com quase todas as cores, o azul pode ser usado como um elemento-chave na decoração. Se for usado com uma cor forte, como laranja ou vermelho, aposte na versão mais clara, para suavizar o espaço. O azul conversa muito bem com o rosa e deixa o ambiente moderno e alegre.

O poder das cores na decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.