Com imóveis cada vez menores, a cozinha compacta vem se tornando realidade para cada vez mais pessoas. Se esse é o seu caso e você não sabe como aproveitar o pouco espaço que tem disponível para deixar o cômodo organizado e bonito, não precisa se desesperar, pois este modelo de cozinha pode resolver a sua situação.

Pensando nisso, caso você queira incluir no seu projeto uma cozinha compacta, atente-se aos próximos tópicos, pois reunimos aqui as dicas mais relevantes e alguns exemplos de cozinhas compactas bem decoradas para você se inspirar.

Cozinha compacta: Aproveite cada espaço do ambiente

Cozinha compacta: Aproveite cada espaço do ambiente

Um dos grandes desafios encontrados pelos moradores é no momento de decorar uma cozinha compacta. Isso porque, em se tratando de ambientes reduzidos a atenção deve ser redobrada para que os móveis e eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas e fritadeira elétrica inseridos no local, não passem a impressão de um cômodo sufocado.

Logo, para você que está planejando a decoração da cozinha compacta siga nossas cinco dicas a seguir para tornar esse momento ainda mais prático:

1. Aproveite sua cozinha compacta com móveis planejados

A decoração da cozinha simples deve agregar bom gosto e funcionalidade. Assim, é preciso escolher móveis, como bancada de cozinha, cooktops e armários, fabricados sob medida com materiais resistentes, com acabamento de boa qualidade e com um design que melhor se adeque ao ambiente. Uma das melhores formas de aproveitar todo espaço de uma cozinha compacta em casa é utilizando móveis planejados especialmente para ela, algo bem comum em cozinha americana pequena.

A vantagem da cozinha pequena planejada é poder otimizar ao máximo o ambiente, utilizando todos os cantinhos da cozinha de maneira funcional e prática. Com uma cozinha planejada você consegue disponibilizar um espaço especial para o micro-ondas e demais eletrodomésticos e investir em projetos de armário de cozinha com portas de correr.

Os móveis sob medida também são a grande chance que você tem de externalizar a sua personalidade e deixar a cozinha compacta com a sua cara. Para quem gosta de cozinhar, por exemplo, mesmo que a cozinha seja pequena ela merece ter um balcão para o preparo de refeições e através de um bom projeto, a cozinha compacta com balcão pode-se tornar realidade.

Cozinha compacta: Aproveite cada espaço do ambiente

2. Forme um “triângulo de trabalho” na sua cozinha compacta

Para otimizar o uso de cozinhas planejadas sob medida pequenas, forme um “triângulo de trabalho” na hora de planejar a distribuição dos itens no espaço. Esse triângulo imaginário deve ser composto pelo fogão, pia e geladeira, que são os itens mais usados quando cozinhamos.

Porém, evite deixar o fogão e a geladeira lado a lado! Como esses eletrodomésticos alcançam extremos de temperatura, eles podem acabar se deteriorando mais facilmente com essa proximidade. Mantendo os dois longe, você garante maior durabilidade dos itens.

Também é importante escolher modelos de armário de cozinha compacta com portas de correr ou mesmo aqueles modelos de armário de cozinha compacta planejada com portas que se dobram ao meio e abrem para cima, assim quando você estiver trabalhando na cozinha as portas dos armários não atrapalham a circulação pelo ambiente, como na foto abaixo da cozinha decorada com cortina.

Cozinha compacta: Aproveite cada espaço do ambiente

3. Saiba como usar as cores na sua cozinha compacta

Para uma cozinha compacta, utilizar elementos mais claros, como a cozinha compacta branca, é o mais recomendável. Esses tons claros e neutros fazem com que o espaço pareça maior, aumentando a sensação de amplitude.

Porém, se você deseja aplicar cores escuras em sua cozinha compacta, tente buscar um equilíbrio com cores mais claras, além de aproveitar a luz natural ao máximo que conseguir. Para isso, evite bloquear as janelas com geladeira ou armários, por exemplo.

Em uma cozinha compacta branca inserir outras cores é mais fácil, afinal, o branco como uma cor neutra, se harmoniza com mais facilidade a outros tons. Nesse caso, você pode optar por manter o armário de cozinha compacta na cor branca e colocar a cor mais vibrante no balcão, por exemplo, uma cozinha compacta com balcão amarelo para trazer mais luminosidade ao ambiente.

Para quem gosta de uma cozinha moderna e com estilo contemporâneo de decoração, é válido investir em uma cozinha compacta com balcão de cimento queimado e também em micro-ondas e outros eletrodomésticos em inox, trazendo modernidade e sofisticação para a sua cozinha pequena, já se você busca algo mais sofisticado, procure investir em tipos de mármore para a bancada de cozinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *