Como utilizar Painel Vazado como Divisória de Ambiente

Um das soluções mais úteis já criadas para fazer divisória de ambiente é o painel vazado. Esse item é perfeito apara fazer divisões em lofts e outros espaços em que não há paredes e deseja criar novos cômodos ou apenas delimitar espaços. Em uma reforma o painel vazado também pode contribuir, evitando que seja erguida uma parede, utilizando um modelo móvel de painel, com fácil e rápida instalação.

Além dessa praticidade, outra vantagem muito interessante do painel vazado é justamente permitir a passagem da iluminação e a circulação de ar, o que não ocorre com uma parede convencional. Entretanto, esse fator também faz com que o divisor de ambientes seja mais funcional e decorativo do que uma maneira de aumentar a privacidade.

É claro que faz muita diferença ter um painel vazado criando uma separação entre dois cômodos ao invés de não ter nada. Mas mesmo os modelos mais fechados, ainda permitem uma interação entre os ambientes. Por isso, no caso de querer utilizar um painel vazado entre um quarto e sala, por exemplo, lembre-se desse detalhe.

Já no caso do uso apenas com fins de decoração e delimitação de espaços, pode utilizar o painel vazado sem medo. Ele fica lindo em áreas externas, cozinhas, salas, quartos, halls e banheiros. Há modelos e materiais dos quais os painéis são feitos dos mais variados que puder imaginar. Para que você se inspire a utilizar um desses na sua casa ou mesmo em um espaço profissional, selecionamos lindos exemplos utilizados em projetos

1. Painel vazado muxarabi

O muxarabi é um tipo de painel vazado formado por um trançado de ripado de madeira. Ele pode ter diversos formatos e é perfeito para lugares muito quentes. Ele permite a entrada controlada da luz do sol e da ventilação, aumentando o conforto térmico. Embora a maioria dos painéis não tenha o principal objetivo de promover maior privacidade, no caso do muxarabi isso pode ocorrer com mais eficiência.

Quanto mais aumenta-se a espessura entre as ripas de madeira, maior fica o vão e menos luz e ar entram. Assim, menos pode-se ver do outro lado. Então a escolha do muxarabi ideal deve ser feita conforme o objetivo para o ambiente. Nesse exemplo ele foi utilizado para permitir uma boa entrada de luz e vento entre a sala e a cozinha, podendo ser aberto e fechado, como uma porta de correr.

2. ​Divisória de ambiente entre estar e jantar

Nesse modelo de divisória de ambiente você pode notar a grande diferença para o muxarabi. Aqui o painel é bastante vazado, servindo com um divisor decorativo através do qual pode-se ver o outro lado, onde fica a sala de estar, com muita facilidade.

Ele é feito em madeira, harmonizando com outros detalhes da sala de jantar nesse mesmo material. A escolha dos desenhos que a divisória vai ter fica ao gosto de cada um, conforme achar que vai combinar com o estilo de decoração.

 

3. Divisor de ambientes em aço corten

O aço corten é outro exemplo de material muito utilizado para o painel vazado. Nesse exemplo ele foi aplicado em um escritório separando o espaço de uma sala que também serve para fazer reuniões.

Sendo assim, não havia necessidade de uma parede de concreto totalmente fechada, pois a área de reuniões é utilizada pela mesma pessoa, que vai estar ou em um ambiente ou no outro. É uma solução puramente estética.

4. ​Painel ripado com espelho

Não é só onde não existe parede que o painel vazado pode ser utilizado. Nesse projeto ele serviu como solução para esconder uma parede e deixar o ambiente de jantar mais confortável, transmitindo a sensação de que é um painel vazado para outro cômodo e ampliando o espaço.

O truque é que por trás do painel está um espelho bronze para refletir toda a sala de jantar até o final da parede. Nos últimos centímetros em que não há mais parede ele faz divisória com a sala de estar.

5. ​Cobogó

É claro que o cobogó não poderia ficar de fora dos modelos de painel vazado, ainda que seja fixo. Já é uma oportunidade para você compreender as diferenças. O cobogó costuma ser feito em cerâmica ou cimento, geralmente juntando peças quadradas vazadas, indo do chão ao teto ou encostado com a lateral em uma parede, pois é fixo.

Ele é considerado uma releitura do muxarabi e foi criado no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, onde faz muito calor, e se popularizou desde os anos 50. Tem esse nome porque é a junção das iniciais dos sobrenomes de seus criadores.

6. ​Painel decorativo para televisão

No momento de definir o posicionamento do mobiliário é preciso pensar no acabamento e na boa circulação pelo ambiente. Como nesse caso o melhor lugar para a televisão seria na frente de uma escadaria, a solução foi criar um painel vazado que servisse como acabamento. Essa é outra função do painel, que não a divisão de ambientes propriamente dita, mas uma ótima maneira de deixar a sala visualmente mais confortável.

7. ​Parede vazada

Nesse projeto a sala era realmente espaçosa e seria mais interessante dividi-la para o aproveitamento de dois ambientes de forma simultânea. Para isso, a solução foi instalar uma linda parede vazada, de uma forma mais prática do que construir uma parede completa e de alvenaria.

8. ​Painel verde em estrutura de metal

Nesse projeto o painel verde composto por diversas folhagens em vasos individuais e com estrutura de metal foi utilizado para ser decorativo e em tamanho grande. Mas é perfeitamente viável utilizá-lo em uma residência para dividir, por exemplo, sala e cozinha ou cozinha e serviço.

As plantas trazem uma sensação acolhedora e de frescor para o ambiente, e você também pode utilizar como horta vertical, trazendo uma nova funcionalidade para o painel vazado.

9. ​Painel vazado em loft

Em um loft, que tem a característica é a ausência de paredes divisórias no ambiente principal, apenas no banheiro, a utilização do painel vazado é uma solução absolutamente interessante. Nesse caso o painel não tem a intenção de promover maior privacidade, ou teria que ser ao estilo muxarabi.

Ele é apenas decorativo para criar a sensação de estar em outro cômodo. É perfeito para uma ou duas pessoas e ajuda a manter a boa ventilação, especialmente quando o espaço total é pequeno e há poucas janelas.

10. ​Estante vazada

Para finalizar, uma estante grande e moderna, perfeita para servir como divisória de ambientes muito espaçosos, como essa residência de 480 m². Ela ganha também a funcionalidade de armazenamento de objetos e exposição de elementos decorativos.

Esse modelo tem um design diferente, com encaixes nas laterais e muitos ângulos, ideal para compor uma decoração mais alternativa. Claro que esse é apenas um modelo para inspirar, mas entre as estantes vazadas você certamente vai encontrar uma infinidade de opções em cores, estilos e tamanhos, e uma delas vai encaixar perfeitamente no seu espaço.

O painel vazado com certeza é uma opção válida para promover mais conforto, beleza e praticidade a qualquer tipo de projeto e vale a pena continuar pesquisando para escolher o ideal. Esperamos ter esclarecido dúvidas e contribuído com lindas ideias, ajudando você a se sentir melhor preparado para tomar as decisões certas na hora de montar e decorar seus ambientes.

Leave a reply