COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

Projetar uma cozinha pequena pode parecer um desafio, mas algumas dicas e informações importantes podem ajudar você nessa tarefa. Quando o ambiente destinado à cozinha é pequeno, é preciso desenvolver soluções práticas e criativas. Assim, é possível ter uma cozinha pequena não apenas funcional, mas bonita e aconchegante. Veja nossas dicas:

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA BEM ILUMINADA

A iluminação é fundamental na cozinha, tanto para deixá-la funcional, quanto para aumentar a sensação de espaço. Cozinhas escuras ou mal iluminadas parecem menores do que realmente são.

A dica é usar lâmpadas com cores mais quentes e fugir das lâmpadas brancas e frias. Distribua os pontos de iluminação de acordo com o espaço. Coloque uma peça longa no centro e na extensão de toda a cozinha. Depois, pontue com luminárias mais focadas, acima da bancada de trabalho ou da mesa de refeições. Não esqueça de adicionar fitas de led nos armários planejados, nichos e prateleiras. Elas darão um toque acolhedor e charmoso.

COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA

COMO ESCOLHER ELETRODOMÉSTICOS E ACESSÓRIOS NA MEDIDA IDEAL

Um erro muito comum, ao se pensar como projetar uma cozinha pequena, é escolher eletrodomésticos grandes demais. O refrigerador é o item que mais ocupa espaço na cozinha. Portanto, ele deve ter tamanho proporcional à área desse ambiente. Cuidado com a profundidade, que pode diminuir em muito a passagem, e também com a altura, que pode pesar no visual. Ao escolher a geladeira, procure modelos que aproveitem bem o espaço interno.

Outra dúvida é a escolha entre fogão ou cooktop mais forno elétrico. Em termos de espaço, ambas as escolhas ocupam a mesma área. Mas a opção de forno separado pode dar mais flexibilidade na hora de posicionar os eletros e os armários. Se a cozinha tiver espaço para uma coluna onde se pode acomodar o forno, e também o microondas, ela fica mais funcional com essa escolha. E um conjunto de armários ou gavetões para panelas pode ser colocado abaixo do cooktop

Uma dúvida muito comum é onde posicionar o microondas. Se você não tiver espaço para a coluna de fornos, como já mencionamos anteriormente, a melhor solução é criar um nicho suspenso para esse item. Assim você libera espaço de bancada para trabalho. Só tome cuidado para posicionar o microondas em uma altura que fique na altura da sua visão, a fim de evitar acidentes com pratos quentes.

Leave a reply