Além das questões mais práticas, como localização, há outros elementos nos projetos comerciais e corporativos que são determinantes para o sucesso do empreendimento. São as condições do lugar que vão determinar a quantidade tempo e a qualidade do tempo que os clientes ficarão no estabelecimento.

Uma grande loja de departamentos exige um espaço amplo para expor produtos e precisa antever a circulação dos clientes. Um escritório, onde funcionários ficarão muitas horas por dia trabalhando, pede cores mais agradáveis, móveis confortáveis e paisagismo. Já se o negócio depende do destaque de uma marca, como no caso de uma franquia, a programação visual do local tem de ser feita de maneira especial. “É uma série de detalhes arquitetônicos que podem fazer a diferença. O projeto do imóvel comercial tem de ter escala direcionada para o produto que se quer vender. O mesmo espaço que foi projetado para a venda de carros não vai funcionar para vender roupa.

MAS COMO O AMBIENTE PODE INFLUENCIAR NO SUCESSO DO SEU NEGÓCIO?

Alguns bons exemplos de atuação do marketing sensorial incluem buscar por diferenciais de design que chamem atenção e remetem a valores do seu público-alvo, atrelar sensações para fixar a marca/produto, proporcionar sons que propiciem a permanência no ambiente são. Todos os meios de comunicação influenciam nas nossas sensações, fazendo com que optemos por serviços que se assemelham mais aos nossos valores e cultura.

Caso ainda não esteja claro, separamos algumas dicas valiosas para você notar quanto ao quesito da arquitetura no seu negócio:

– O design da edificação que sua empresa está estabelecida deve conversar com a identidade visual da mesma. Se sua empresa é tradicional, busque uma arquitetura que priorize os elementos clássicos e os traços retos.

COMO O AMBIENTE PODE INFLUENCIAR NO SUCESSO DO SEU NEGÓCIO?

– O seu estabelecimento, desde o ambiente externo até instalações internas, deve proporcionar a melhor das experiências para seus clientes.

– A arquitetura também denota o requinte do seu negócio: o arrojo nos traços está atrelado a serviços de alta qualidade e alto valor agregado.

– Se o seu estabelecimento proporcionar uma experiência positiva para o cliente, ele pode estabelecer uma relação com a empresa que gere muito mais frutos positivos do que esperado a princípio.

– A arquitetura do ambiente deve ser agradável também para os funcionários e para as atividades laborais – lembre sempre que o endomarketing é fundamental para a imagem atrelada a sua organização.