Criar uma marca pessoal  em 2019 pode ser uma tarefa assustadora, quase mítica. Uma das maneiras mais fáceis de se perder nesse processo é não saber por onde começar. Até mesmo Oprah Winfrey passou por várias tentativas de estilo quando apresentava um pequeno programa na televisão antes de definir sua voz como uma das marcas pessoais mais influentes do mundo.

Tanto no cenário sociocultural quanto no mercado de trabalho, é útil e necessário destacar-se ao candidatar-se a um emprego ou ao iniciar a sua própria empresa. Uma marca pessoal é para (quase) todos.

Uma marca pessoal é um projeto para a vida toda que evolui e muda constantemente. Até mesmo os especialistas que criam ou aprimoram as maiores marcas de negócio sabem que não há regras rígidas para a criação de uma marca pessoal. No entanto, essas diretrizes gerais ajudam a fornecer os primeiros passos, principalmente se você estiver começando agora.

Criar a marca pessoal certa não só o ajudará a ser reconhecido em seu campo e a trabalhar consistentemente, mas também poderá ser a diferença entre o “quem é você?” e o “obrigado por estar aqui” ao longo de sua carreira.

Tenha um foco

“Muitas pessoas não têm foco quando se trata de imprensa e mídia e tentam agradar a todos. Decida qual é a sua mensagem principal e continue com ela”, ensina Cooper Harris, fundador e CEO da plataforma de pagamentos Klickly. A marca pessoal da empresária passou por uma mudança dramática em sua vida – de atriz para uma respeitada empresária de tecnologia -, e ela lidou com essa mudança concentrando-se em uma mensagem de cada vez. Ter uma mensagem focada em seu público-alvo fará com que seja mais fácil criar conteúdo em torno de sua marca pessoal. Além disso, também é mais simples poder contar com a definição de outras pessoas sobre seu estilo.

Seja genuíno

Há uma maneira fácil de ter uma marca pessoal original – e ela passa por ser genuíno e autêntico. A influencer millennial e diretora de marketing da Popular Demand, Monica Lin, diz que as pessoas podem perceber quando uma atitude é desonesta. Quanto mais óbvio for a imitação de uma marca, mais o público vai perceber e reclamar. A marca pessoal de Monica vivenciou um crescimento enorme depois que ela começou a se envolver com o público de maneira mais significativa no Twitter.

Conte uma história

Se sua marca pessoal não está contando uma história, você já perdeu metade do seu público potencial. Allen Gannett, diretor de estratégia da Skyword e autor do livro “The Creative Curve” (“A Curva Criativa”, em tradução livre) explica melhor: “A estratégia mais eficaz para construir uma marca pessoal atualmente é ter uma narrativa verdadeira. Se monólogos já são chatos em Hollywood, são ainda mais entediantes para sua marca”. Ninguém quer ouvi-lo falar sobre sua marca no vácuo da mídia social, então crie uma história em torno dela com a qual seu público possa se envolver. Allen se reúne regularmente e conversa com as pessoas em aeroportos ao redor do mundo, desenvolvendo ainda mais sua marca pessoal calorosa e amigável.

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