Arquitetura sustentável: Conheça alguns incríveis projetos

Arquitetura sustentável está longe de se resumir apenas à escolha de materiais. Conheça surpreendentes e inovadores projetos que irão despontar no cenário arquitetônico a partir de 2018.

O PRIMEIRO EDIFÍCIO DE MADEIRA

A maioria das cidades ainda se parece com desertos de concreto e aço. Os arquitetos da Penda pretendem mudar este cenário. A Timber Tower, em Toronto no Canadá foi planejada em conjunto com os consultores da Tmber. Com impressionantes 18 pavimentos, a estrutura será inteiramente construída em madeira. Para isso será utilizado uma mistura de madeira de alta tecnologia chamada CLT e técnicas especiais de construção modular.

arquitetura sustentável

Arranha-céu de madeira em Toronto || Imagem: Penda

Para alcançar um resultado extremamente resiliente e com 62 metros de altura, a Penda empilha caixas de painéis de madeira em um padrão específico. Quando concluído, o edifício prestará orgulhosa homenagem às suas raízes, por se assemelhar justamente a uma enorme árvore.

arquitetura sustentável

A construção será inteiramente em madeira || Imagem: Penda

THE GREEN HILL

Às vezes, os arquitetos podem realmente deixar a imaginação voar e realizarem os seus sonhos mais loucos. É o caso de Thomas Heatherwick. O sortudo terá seu ambicioso projeto 100 Trees Complex, construído em Shangai na China. O imenso projeto não só abrangerá mais de 300.000 metros quadrados, como também transcenderá à mera noção de ser apenas outro arranha-céu na metrópole chinesa. O 100 Trees é um complexo inteiro com escolas, creches, shopping centers, escritórios e apartamentos, reunidos no distrito de Heatherwick. Inspirado na natureza e em forma de colina, será coberto por uma vegetação luxuriante. Cada pilar terá uma árvore em seu topo, o que permitirá mais de 400 terraços plantados.

arquitetura sustentável

Muito verde no coração de Xangai. Projeto pioneiro em arquitetura sustentável || Imagem: Mir

INTERNO/EXTERNO HÍBRIDO

Para seu mais recente projeto na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, o famoso arquiteto vietnamita Vo Tronh Nghia decidiu virar o processo de planejamento arquitetônico de cabeça para baixo: ele começou tudo com as plantas e árvores. Foi projetar o espaço construído somente após a finalização do paisagismo.

arquitetura sustentável

A casa é toda moldada pelas árvores || Imagem: Hiroyuki Oki

Como resultado, as residências do edifício são massivamente influenciadas e moldadas pela natureza. Os quartos são estruturados em torno de jardins fechados. As paredes serão de concreto vazado como treliças para alpinistas. Muitos telhados terão propositalmente lacunas para árvores em crescimento ou entrada de luz do dia, proporcionando às áreas interiores uma agradável sensação de estar ao ar livre.

arquitetura sustentável

Muita luz natural nos ambientes || Imagem: Hiroyuki Oki

 

MATERIAL INCRÍVEL

Quando fala em arquitetura sustentável, o que vem na cabeça de quase todos é a utilização de materiais naturais como o bambu. Mas o arquiteto François Perrin surpreendeu ao desenvolver um tecido têxtil inovador a partir de fios de alumínio.

arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável não se faz apenas com materiais naturais. As Air Houses de François Perrin são feitas de tecido de alumínio || Imagem: Steve Hall

Para a Bienal de Arquitetura de Chicago de 2017, ele transformou esse tecido futurista em distintas Air Houses: estruturas em forma de árvore ou em forma de pirâmide, sustentadas por uma armação de aço leve e uma camada exterior feita de material de alumínio. O resultado é reflexivo, à prova de vento e água, e resfria facilmente o interior sem qualquer solução adicional. O ar condicionado é completamente dispensável.

COMO UMA CORDILHEIRA

Uma cadeia de montanhas em Amsterdã pode ser a descrição mais precisa do Valley Amsterdan projetado pelo estúdio de arquitetura MVRDV. O projeto, composto por três torres, 200 apartamentos, várias instituições públicas, lojas e restaurantes, tem o intuito de revitalizar o distrito comercial de Zuidas, com previsão de ser concluído após o ano de 2021.

arquitetura sustentável

Pedra natural, terraços verdes e reservatórios de água no “Vale” de Amsterdã e sua arquitetura sustentável || Imagem: Vero Visuals

As edificações são empilhadas como em uma cadeia de montanhas, depois conectadas em vários níveis através de caminhos e faixas verdes. Fachadas de pedra natural, telhados verdes e reservatórios de água são projetados para fazer os moradores do Vale se sentirem distantes da vida cotidiana – muito diferente do resto da cidade.

INSPIRADO NAS FORMAS DA NATUREZA

É um objetivo bastante grandioso! Se a Henning Larsen Architects conseguir o que quer, a Icone Tower se tornará um novo ponto de referência de Manila e, possivelmente, das Filipinas toda. Por seu design radical, a empresa dinamarquesa inspirou-se no vulcão Mount Mayon do país. A silhueta peculiar da Icone Tower, portanto, é embasada no formato característico do cone do vulcão.

arquitetura sustentável

The Icone Tower poderá ser vista de qualquer ponto de Manila || Image: Henning Larsen

No interior, aguarda-se uma combinação inteligente de espaços públicos e privados. A fachada em vidro e aço em rede permite a máxima utilização da luz do dia e proporciona excelentes vistas para o parque circundante. E à noite, a plataforma panorâmica iluminada serve como um farol estilizado, representando o progresso e o futuro do país.

arquitetura sustentável

A torre é inspirada no formato do vulcão Mount Mayon || Imagem: Henning Larsen

ECONOMIA DE ESPAÇO

A região onde está Xangai é tão plana quanto a Holanda – mas muito mais densamente povoada. Para resolver a falta de espaço, a megalópole chinesa construiu cada vez mais em direção ao céu.

arquitetura sustentável

Os edifícios lembram uma paisagem montanhosa em Xangai || Imagem: MVRDV

Este princípio vertical e multi-nível se refletiu no recente projeto ambicioso do escritório holandês MWRVD. Todos os prédios de seu futuro parque Zhangjiang (incluindo uma biblioteca, um espaço para eventos, um teatro e um centro esportivo) serão incorporados em profundidades diferentes. O resulta será de uma paisagem e skyline de colinas ondulantes com telhados onde será possível caminhar. O telhado, por sinal, contará com muito verde.

arquitetura sustentável

O futuro parque “Zhangjiang” – uma ideia do estúdio holandês MVRDV || Imagem: MVRDV

 

FLORESTA VERTICAL

A França possui vastas florestas, mas nenhuma floresta vertical. O arquiteto italiano Stefano Boeri pretende mudar isso com sua Forêt Blanche nos arredores de Paris. A torre de 50 metros será feita de madeira empilhada e cubos de vidro com bordas densamente plantadas.

arquitetura sustentável

Stefano Boeri está trazendo fachadas verdes para Paris com impressionante projeto de arquitetura sustentável || Imagem: Compagnie De Phalsbourg Architectes

A arquitetura sustentável da torre além de possuir mais de 2.000 plantas (equivalente a um hectare de floresta), conta também com uma fachada de madeira, poços de luz natural e uma construção única que favorece a ventilação natural.

arquitetura sustentável

Cubos de vidro empilhados dominam a estética da Forêt Blanche de Boeri || Imagem: Compagnie De Phalsbourg Architectes

UNIVERSIDADE FLUTUANTE

Parece mais um conto de fadas: mas a área alagada, altamente poluída do rio Ganges, será um oásis de arquitetura sustentável. Este conto poderá em breve se tornar realidade em Dhaka, a capital do Bangladesh. A Universidade Flutuante, planejada por Woha Architects, ganhou recentemente o prêmio mais prestigiado do mundo para arquitetura sustentável.

arquitetura sustentável

O campus universitário sustentável de Woha dentro de um antigo pântano contaminado || Imagem: Woha

O júri do Lafarge Holcim Awards elogiou a ideia do projeto de colocar as salas de aula em áreas alagadas. Os jardins verticais reduzem os requisitos de refrigeração dos edifícios, enquanto os painéis fotovoltaicos e um sistema de recuperação de águas pluviais contribuem para a sustentabilidade da universidade como um todo.

NATUREZA NAS ALTURAS

Os pavimentos mais baixos do edifício visam reproduzir a aparência dos campos verdejantes de arroz no Vietnã. No entanto, quanto mais você subir as Empire City Towers, mais incrível será o efeito visual! As torres em espiral de 333 metros de altura do megaprojeto incluem mezaninos com jardins tropicais, lagos e até cachoeiras.

arquitetura sustentável

Ambicioso projeto para a cidade de Ho Chi Minh: o Empire City Towers || Imagem: Ole Scheeren

Verdejante o tempo todo, a ideia de Ole Scheeren, localizada em Ho Chi Minh, definitivamente coloca em evidência a estonteante natureza do Vietnã. As formas orgânicas e a utilização de energia renovável completam o quadro sustentável. Mas caberá a cada visitante decidir o que, em última análise, tira o fôlego: a visão do edifício ou a inspiração dos arquitetos por trás de tudo isso.

arquitetura sustentável

Como campos de arroz bem lá no alto, exemplo de arquitetura sustentável no Vietnã || Imagem: Ole Scheeren

Leave a reply