Na hora da negociação de fechamento, a principal pergunta é:  o que determina o valor do meu projeto?  São muitos os fatores! Desde a espessura do MDF,  aos encaixes, metais, corrediças, e principalmente, os acabamentos, que são o que deixa o móvel com o aspecto que o consumidor vê em nossas lojas e na sua casa! De MDF são feitos a maioria dos móveis planejados e de marcenaria, na verdade ele é a estrutura de quase todos os móveis. A diferença está no acabamento! E que acabamento escolher? Aí depende de preço, prazo, estilo e destaque que você quer dar!

Já começaremos falando que não existe melhor ou pior, sempre deve-se definir o acabamento com base no uso final. Cada finalização exige um cuidado na manutenção e é recomendada para um uso específico. Vamos desvendar cada um deles.

Acabamentos: laminado melamínico e pintura

LAMINADO MELAMÍNICO

Basicamente é aquele que, popularmente falando, “imita a madeira”. Sabe aqueles projetos maravilhosos que você jura ser madeira? Pois é, são melamina, que nada mais  é que a imagem da madeira colada, através de alta tecnologia, sobre o MDF e, por cima, recebe uma resina especial (simples assim? Aham). Também poder ser de uma cor só. E você o reconhece pelas emendas e pelos acabamentos.

O laminado melamínico é formado por  múltiplas camadas impregnadas com resina melamínica (a mesma melamina do compensado a prova d’água – exclusividade Elgin para áreas molhadas) prensadas em um processo chamado de alta pressão, daí sua resistência.

Acabamentos: laminado melamínico e pintura

 

PINTURA

Também conhecido como  laqueado, que é a  pintura mais nobre, com auto brilho ou fosco, da cor que você imaginar! Pode ser pintura especial, tipo pátina, verniz, ou tingimento para mudar o tom da madeira (funciona em laminas de madeira ou madeiras maciças).

A laca original tem origem na China, por volta do século IV a.C., e como outros tipos de vernizes a laca é obtida a partir de plantas das famílias das anacardináceas. Através da incisão na casca dessas árvores, o exsudado (látex de aspecto cremoso, como o conhecido látex para fabricação de borrachas) passa por vários processos de filtragem para a obtenção de uma resina transparente, que fica guardado em recipientes fechados hermeticamente e ao abrigo da luz.

Com um pincel são passadas diversas camadas de laca na superfície desejada, muitas vezes mais de 20 vezes, esperando secar cada camada em local úmido, arejado e sem poeira, depois polido diversas vezes até alcançar o resultado satisfatório.

Devido a lentidão do processo natural e também do tempo gasto, pois é um processo extremamente artesanal, a laca original possui um valor muito elevado, mas vale lembrar que é um ótimo acabamento, protegendo a superfície do móvel ou outro objeto, impermeabilizando, protegendo da corrosão e desintegração.

Acabamentos: laminado melamínico e pintura

A laca sintética, ou a laqueação, é uma tinta industrial, cujo acabamento pode ser fosco ou brilhante, aplicado com pistola. A Glamour Móvéis Planejados sob medida utiliza os mais modernos maquinários para esse acabamento, o que confere maior durabilidade e brilho. Talvez a maior vantagem da pintura seja variedade de cores. Mas  a possibilidade de fazer um grande móvel sem emendas, pintura uniforme e definir a quantidade de brilho, também são bem atraentes. Os pontos negativos da pintura é que ela não abre possibilidade para manutenção, sendo que, dependendo do dano é necessário pintar novamente. Além disso, a limpeza deve ser feita com cuidado para que não apareçam riscos indesejados e também nunca com produtos abrasivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.