4 DICAS ANTES DE INICIAR A REFORMA DA COZINHA

SUA COZINHA ESTÁ ULTRAPASSADA MAS VOCÊ TEM MEDO DE INICIAR UMA REFORMA? VEJA NOSSAS DICAS E PLANEJE-SE!

O mais importante, antes de decidir pela reforma de cozinha, é fazer uma avaliação sobre o uso e as necessidades do espaço. Outros itens se referem a planejar as etapas da reforma e ter uma verba planejada e dedicada a ela.

Veja, a seguir, 4 dicas de como planejar essa empreitada e reformar a cozinha sem estresse.

1. REFORMA DE COZINHA: USO DIÁRIO OU EVENTUAL?

Pense sobre como a cozinha será usada. Sua prioridade é que ela seja funcional e usada para preparar as refeições do dia a dia? Ou você prefere adaptá-la para receber convidados e cozinhar enquanto se diverte com eles? Nesse caso, pense em quantas vezes por ano isso acontece. Tome cuidado para não projetar o espaço como área gourmet se ele terá essa função apenas algumas vezes por ano.

Outro exemplo seria trocar o piso por um mais prático porque o existente mostra muito a sujeira e precisa ser limpo com muita frequência.

Ou ainda, se você usa o fogão muito mais do que o forno, faz sentido investir em um cooktop de última geração e comprar um forno mais simples.

 

3. REFORMA DE COZINHA: FUNCIONALIDADE X DESIGN

O projeto ideal de cozinha deve prever um espaço que seja tanto funcional quanto bonito. Mas, em se tratando de orçamento, novamente aqui devemos colocar uma ordem de prioridade.

Se a cozinha for usada para refeições diárias, e para muitas pessoas, considere ter duas cubas no tampo: uma para lavar louça e outra para lavar alimentos. Nesse caso, uma coifa com bom poder de sucção também se faz necessária. E ela pode ser linda e com design.

Agora, se a sua cozinha for pouco usada no dia-a-dia, direcione os gastos para revestimentos mais modernos. Aposte em quartzo nos tampos ao invés de granito, e armários planejados com mais design e materiais mais nobres.

O importante é entender que uma cozinha para o dia a dia não precisa focar apenas na funcionalidade e abrir mão do design.

 

4. REFORMA DE COZINHA: PRAZOS E CRONOGRAMA

Se você for reformar a cozinha enquanto mora na casa ou apartamento, é possível que faça escolhas apenas pensando no prazo. Isso porque você quer voltar a ter uma rotina normal o mais rápido possível. Mas esse é um erro muito comum quando se começa uma reforma sem planejamento.

Com um projeto bem desenvolvido, você deve ter em mente quanto tempo cada etapa do projeto levará. E não deve abreviá-la somente para se livrar da sujeira e da bagunça da obra. Por isso, nunca abra mão da qualidade e da beleza dos produtos escolhidos somente porque existe uma opção com entrega mais rápida.

Como o investimento para reformar a cozinha é alto e você só irá querer repeti-lo depois de muitos anos, não faça opções que podem acabar resultando em outra reforma antes da hora.

Leave a reply